Sobre o kefir
O kefir é uma bebida fermentada derivada do leite (também existe de água) e dos grãos de kefir, originários das montanhas do Cáucaso, na Rússia.
Tem um sabor agradável. Além de poder ser tomado simples pode também ser tomado com mel e outras frutas. O seu consumo beneficia o intestino, restaura a microflora das membranas mucosas ao longo do trato digestivo, facilita a digestão, reforça o sistema imunitário e reduz os distúrbios do sono.
Os “grãos de kefir” são uma colónia de microrganismos simbióticos imersa numa matriz composta de polissacarídeos e proteínas, formada por bactérias (lactobacilos e bifidobactérias) que podem conter leveduras.

Muitas das bactérias presentes neste alimento são distintas das bactérias presentes no iogurte, algumas leveduras produzem dióxido de carbono e uma pequena quantidade de álcool.
A palavra deriva do turco keif que significa “bem-estar” ou “bem-viver”.
Considerando que o kefir não tem um conteúdo nutricional padronizado, os seus valores nutricionais podem variar com base no leite do qual ele é feito. No entanto, mesmo com variação na gama de valores, trata-se de um alimento extremamente nutritivo.
Sugestão: Use esta bebida para acompanhar com a nossa receita de panqueca
Este alimento tem efeitos comprovados em diversas aspectos da saúde humana, entre eles antitrombótico, antimicrobiano e contribui para uma significativa melhoria na absorção do cálcio pelos ossos, resultando, também, na melhoria da densidade óssea, além de auxiliar a digestão e redução da intolerância à lactose em adultos intolerantes à substância.
Outros efeitos benéficos à saúde, consoante testes in vitro e em animais, apontam para a estimulação do sistema imunitário e redução do colesterol. Contem também propriedades antialérgicas, anti-inflamatórias, anticancerígenas e antifúngicas.
Este super alimento tem na sua composição uma considerável quantidade de proteína, vitamina B12, riboflavina (vitamina B2), menaquinona (vitamina K2), fósforo, cálcio e vitamina D.